terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Aos pedestres

Os carros não param no sinal vermelho para que pedestres passem; eles param para que nenhum outro veículo os atinjam. Isso, quando param.
Os coletivos não param nos pontos para pegar pedestres; eles têm que "recolher" dinheiro para prestar conta em suas empresas de transporte. O maior exemplo disso são as várias vezes em que acenei para um ônibus, o motorista me olhou, e passou direto.
Ciclistas, então, nem lembram que pedestres existem. Circulam pelas calçadas livremente, na contramão das vias, avançando sinal, fazem uma verdadeira festa e, de quebra, ainda atropelam pessoas, cachorro, gato, galinha, o que estiver pela frente.
Hoje cheguei à cruel conclusão que pedestres são o verdadeiro nada urbano. Nem mesmo pedestres têm respeito por sua "categoria". Consegui ser atropelada por um nesta manhã.
Tudo parecia muito calmo na rua, o que é bem natural em véspera de último dia do ano, às 7h45 da manhã. Me deu uma impressão de que nem carros passavam, até que avistei um, distante e solitário. Como moro em uma das avenidas mais movimentadas de Belém, fiquei surpresa, feliz, me senti no próprio paraíso sem carros, ônibus, nem motos ou bicicletas.
Segui caminhando para meu trabalho, que fica nessa mesma avenida, convicta de que nada poderia me acontecer em um dia tão pacato.
Já me preparando para atravessar à última transversal antes de meu destino, fui arrebatada, até a parede do prédio mais próximo àquela esquina, por um jovem senhor que corria pela rua.
Sem reação alguma, esticada como uma lagartixa na parede, fiquei olhando para o "atleta", perplexa com o que aconteceu. Mais perplexa fiquei quando esse senhor me fez uma careta e foi embora, correndo!
Eu sobrevivi, por isso estou contando esta história.
Que absurdo! Com tantos problemas no mundo, a crise mundial, há dois dias do dia internacional da paz, o homem que me atropela, quando ninguém mais poderia fazer o mesmo, me manda uma careta e vai embora?
É, o mundo está perdido, e eu, toda dolorida.

Um comentário:

Alessandra Pamplona disse...

Huahuahuahuhau!!!! Muito bom!!! Consegui te ver 'lagartixada' na parede com aquela cara das tuas recentes fotos no meu Orkut...

Ai ai...