quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jornais de Belém proibidos de publicarem imagens de mortes violentas

O que será dos cadernos "Polícia" dos jornais da cidade de Belém sem as fotos sangrentas para ilustrar as matérias diárias, que são verdadeiros roteiros de filme de terror?
É, pra quem não sabe, um acórdão da desembargadora Eliana Abufaiad decretou a proibição aos jornais de Belém de publicarem fotos de mortes violentas.

Um trecho do acórdão diz: LIMITES. EXPOSIÇÃO EM JORNAIS IMPRESSOS DE FOTOGRAFIAS E IMAGENS EM DESTAQUES DE PESSOAS VÍTIMAS DE ACIDENTES, ASSASSINADAS E DEMAIS MORTES BRUTAIS. VIOLAÇÃO DA INTIMIDADE, DA HONRA E DA IMAGEM. INFRINGÊNCIA À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. DESRESPEITO AOS MORTOS. COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS.

E, em outro trecho: Para o caso de descumprimento da medida, arbitro multa diária no valor de 5.000,00 (cinco mil reais) para cada empresa que vier a publicar fotos e/ou imagens em desrespeito à determinação constante nessa decisão judicial.

Na verdade, este último, que estipula o valor da multa, é o que interessa à imprensa marrom da capital paraense.
Até que enfim, alguém teve a decência de tomar uma atitude dessas.

Um comentário:

Marcelo Damaso disse...

Não sou a favor das fotos também. O DP da minha época tinha fotos horrorosas pq eu não tinha opção, era o que os fotógrafos me traziam da rua. POr isso preferia aloprar no título, legenda e texto. Agora as páginas policiais do Jornal Amazônia sempre foram de extremo mal gosto. Era foto pra chocar em um jornalismo careta e ultrapassado.